Zé Zumbi Recomenda (ou não): Maldito Futebol Clube

28 março 2012

Eu não sou um grande fã de futebol. Eu sempre assisti jogos de seleções e sempre gostei muito de ver com meu pai os jogos do nosso time (e dos nossos arqui-inimigos também), mas nunca fui um torcedor ou apreciador hardcore deste esporte. Por isso mesmo eu fiquei extremamente surpreso com o quanto gostei deste filme, o qual vim a conhecer rodando canais descompromissadamente em uma tarde preguiçosa.




Maldito Futebol Clube (The Damned United no original), do diretor Tom Hooper (mesmo diretor do excelente O Discurso do Rei, filme pelo qual ganhou o Oscar de melhor diretor) é baseado no livro The Damned Utd de David Peace e conta a história do (assim considerado) maior técnico de futebol que a Inglaterra já teve, Brian Clough. Clough é interpretado brilhantemente por Michael Sheen e apesar do filme contar apenas com ótimas atuações, Sheen se destaca de forma inquestionável em uma intepretação elogiada até mesmo pelos detratores do filme que o acusam de falta de compromisso histórico. Esta liberdade poética, porém, apresentada nas telas é oriunda mesmo do livro e se por um lado o torna pouco confiável como fonte documental, por outro o tornou uma obra de arte sensível e apaixonante.


Hooper e Peter Morgan, em seu roteiro adaptado contam através de uma narrativa não linear, mas perfeitamente costurada, a trajetória de Brian Clough, um ex-artilheiro de Middlesbrough, desde seu início como treinador de um pequeno time da segunda divisão inglesa, o Derby County, até sua difícil estadia como técnico de seus rivais do Leeds. A trama explora a vaidade e o temperamento impulsivo do treinador em suas construções de relações interpessoais, mostrando o início e a intensificação da rivalidade com o então melhor técnico inglês, Don Revie e a briga com seu melhor amigo e conselheiro Peter Taylor (interpretado por Timothy Spall, o Rabicho da série Harry Potter).


A edição ajuda a tirar o melhor dos altos e baixos da vida de Clough e intensifica muito bem todos os sentimentos que se propõe a intensificar. Isso, aliado às atuações incríveis e à excelente direção faz de Maldito Futebol Clube um filme maravilhoso, mesmo para quem não é um grande fã de futebol. Em uma época cheia de lançamentos terríveis no cinema (como a releitura de Os Três Mosqueteiros) esse filme me trouxe a esperança novamente. Não tenho problemas em dizer que é um dos melhores filmes que já vi.










ZÉ ZUMBI RECOMENDA!
Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

0 comentários:

Postar um comentário




 
imagem-logo
Top