Caramba como odeio a TV sábado e domingo, sério... acho que se eu tivesse que assistir o programa Melhor do Brasil inteiro teria um aneurisma cerebral, como eu odeio o Rodrigo Faro, a trupe do Zorra Total, o Faustão e afins, se você for um leitor desse blog e for maluco me faça um favor, se encha de dinamite, abrace um desses "artistas" e se exploda.
O que isso tem a ver com esse post???
...
Na verdade nada, mas tinha que compartilhar isso com alguém...
Chega de enrolação e vamos direto ao assunto!
Eu adoro música, gosto mesmo, não sou um músico exemplar nem exímio conhecedor de certos estilos, mas gosto sempre de pesquisar sobre bandas que eu gosto. Não sei se já aconteceu com vocês, mas se tem algo que é um pouco frustrante é você conhecer uma banda, achar uma das músicas mais fodas que você já escutou e quando vai procurar algo a mais sobre essa banda descobre que ela nunca existiu.
Isso mesmo, existem várias bandas fictícias que tem qualidade igual ou superior a muitas bandas que existem de verdade, e eu resolvi fazer esse post com algumas delas por que meu xbox estragou e não tenho nada melhor para fazer eu adoro meus leitores.
Pois bem, vamos começar:
School of Rock e No Vacancy - Escola de Rock
Quando se fala em cinema e em rock juntos o primeiro nome que me vem a cabeça é Jack Black, o cara é uma das pessoas de Hollywood que mais demonstra seu amor por esse estilo de musica, inclusive em seus filmes. Quando anunciaram o filme Escola de Rock ninguém botou muita fé, uma comédia infantil onde um professor excêntrico leciona alguma matéria não convencional em uma sala de crianças certinhas, ao final ele fica amigo delas e elas se transformam em crianças normais. Porra... quantos filmes você conhece com esse enredo? Só na sessão da tarde deve passar uns 3 por semana. Mas esse filme teve algo de diferente, a matéria ensinada era Rock n' Roll, e o filme foi feito por quem realmente entende do assunto, tornando-se uma verdadeira homenagem a esse estilo musical.
Esse filme trouxe não só uma banda fictícia, mas duas que são muito boas. A primeira é a No Vacancy, a primeira banda em que Dewey Finn, personagem de Black, era guitarrista e a outra é a banda que ele monta com as crianças da escola, a School of Rock que dá nome ao filme.
No Vacancy tem um som bem Hard Rock anos 80, e tem a ótima música Fight como abertura do filme.
Escute:
Como muitas bandas reais de hard rock o No Vacancy também se vendeu para um som mais comercial (Aerosmith, alguém?) mas nem por isso ficou ruim e tem uma ótima baladinha.
Escute:
A outra banda do filme é a do próprio protagonista, que após ser chutado do No Vacancy montou a School of Rock com as crianças.
Escute:
Citizen Dick - Singles Vida de Solteiro
O diretor Cameron Crowe é um grande fã de música, e fez o filme que é obrigatório para qualquer fã do estilo musical Grunge, Singles - Vida de Solteiro é um filme que representa como nenhum outro o movimento de Seatlle do início da decada de noventa, o filme tem uma trilha sonora fantástica, além da participação de várias bandas que faziam sucesso naquela época, Pearl Jam, Alice in Chains e Soundgarden são exemplos.
No filme o personagem de Matt Dillon tem uma banda chamada Citizen Dick, que é uma paródia da banda Citizen Sane, para criar essa banda o diretor Cameron Crowe contou com a ajuda dos integrantes do Pearl Jam, que além de emprestarem suas roupas para Dillon, criaram nomes fictícios para as músicas da mesma. Chris Cornell, o vocalista da banda Soundgarden tomou os nomes criados como um desafio, e resolveu realmente cria-las, dessas músicas saiu um dos maiores sucessos do Soundgarden, Spoonman. Sua introdução pode ser ouvida ao fundo de uma cena do filme em uma versão acústica.
Bom... você deve estar achando que estou trapaceando e colocando uma banda real aqui no meio, mas como essa música foi criada primeiramente para a banda do filme ela conta como uma música de uma banda fictícia, só que gravada por uma banda real.
Escute:
Stillwater - Quase Famosos
Essa banda ainda decepciona muita gente que descobre que ela não é real.
Como disse na banda acima o diretor Cameron Crowe é um grande fã de rock, depois de retratar os anos noventa em Singles ele decidiu mostrar o que a decada de setenta tinha de melhor, Quase Famosos é para mim uma das melhores coisas envolvendo rock n' roll e cinema já feitas, o filme conta a história de um garoto que após começar a trabalhar na revista Rolling Stone (antes dela sonhar em ter uma versão brasileira com o NX Zero pelado na capa) tem que acompanhar a turnê da banda chamada Stillwater para poder escrever uma matéria. A história é baseada no próprio Cameron Crowe que quando adolescente escrevia para a revista e acompanhou a turne da banda Led Zeppelin. Sim... isso mesmo Stillwater é uma versão fictícia de Led Zeppelin, mas não só ela, Lynyrd Skynyrd e The Allman Brothers Band que são bandas que o diretor adora também serviram de inspiração.
Recomendo o filme a todos que gostam de boa música, principalmente rock dos anos 70.
Escute:
Ps: Realmente existe uma banda chamada Stillwater, mas que não tem nada a ver com a do filme a não ser o nome.
Sex Bob-omb e Clash at the demohead - Scott Pilgrim vs the World
Agora uma banda mais atual de um filme mais atual, Scott Pilgrim é um filme dirigido por Edgar Wright que também é diretor dos bacanudos Todo mundo quase morto e Chumbo Grosso. O filme é baseado na história em quadrinhos de mesmo nome e une de uma maneira genial, quadrinhos, games clássicos e rock é claro. O filme conta a história do canadense Scott Pilgrim que se apaixona pela americana Ramona Flowers, mas para poder namora-la ele terá que derrotar os sete ex-namorados malignos da garota. Não é para todos e se você não gosta de uma dessas coisas provavelmente não curtirá o filme e nem pegará todas suas referências, mas se você gostar terá um ótimo entretenimento.
O filme trás bandas fictícias muito boas, a primeira é a banda da ex-namorada bem gatinha por sinal do protagonista, o power trio Clash at the Demonhead que tem seu nome tirado de um jogo antigo de Super Nintendo e a colaboração da banda indie Metric, o mais incrível é que eles não tem guitarrista e mesmo assim ouvimos o som da guitarra kkkkk.
O vídeo abaixo está com legendas horríveis em cima do vídeo e colocaram cenas do jogo em cima do clipe, mas foi o único que eu achei que estava com a incorporação ativada, caso queira ver o clipe original é só clicar aqui.
Escute:
A outra banda do filme é a do protagonista, a Sex bob-omb, que tem seu nome inspirado na mistura de Sex Pistols e o personagem do jogo do Super Mario, Bob-Omb (aquela bombinha com olhos).
As musicas foram compostas pelo artista Beck, e se você gosta de indie rock tem várias músicas deles que você pode encontrar por aí.
Steel Dragon - Rock Star
Rock Star é um filme baseado em uma fase da banda de metal Judas Priest, em que o vocalista original Rob Halford deixou a banda, mas como os integrantes não autorizaram o filme os produtores tiveram que se virar e trocar os personagens. O filme conta a história de Chris Coles, interpretado pelo canastrão Mark Wahlberg, que se torna vocalista de sua banda favorita, o Steel Dragon, mas ao invés de criar seu próprio estilo ele copia o antigo vocalista da banda.
A banda Stell Dragon conta com músicos reais em sua formação, o baixista do Dokken, Jeff Pilson, o guitarrista do Black Label Society e ex-Ozzy Osbourne,Zack Wylde e o filho do baterista do Led Zeppelin John Bonham, Jason Bonham.
Escute:
E uma baladinha.
Escute:
Blues Brothers - Os Irmãos cara de pau
Blues Brothers foi uma banda originada de um quadro do tradicional programa norte-americano Saturday Night Live, desse programa sairam quase todos os atores de comédia dos E.U.A, a banda era formada por Dan Aykroyd e John Belushi e logo começou a fazer sucesso suficiente para gravar seu próprio CD, e pouco tempo depois o próprio filme contando a história fictícia da banda.
O filme conta com a participação de vários artistas de renome como James Brown, Ray Charles e Aretha Franklin e uma ótima trilha sonora. Infelizmente John Belushi faleceu em 82, mas a banda continuou a fazer shows com convidados especiais e lançou uma sequencia do filme original em 2000, chamada de Blues Brothers 2000.
Blues Brothers é o exemplo de uma banda fictícia que acabou se tornando real, e tem bastante material de qualidade, na verdade fica até difícil indicar uma ou duas músicas, aconselho a que curte um bom blues ir atrás da discografia da banda.
Escute:
A melhor música da banda na minha opinião, escute:
Recentemente o seriado Drake e Josh fez uma homenagem a dupla com esta música, você pode vê-la aqui
Spinal Tap - This is Spinal Tap
Essa banda muita gente ainda acredita que realmente existiu, isso por que seu filme é um documentário falso sobre uma banda de Hard Rock dos anos 70, ele é feito como se a banda realmente existisse e satiriza várias situações das bandas da época, por isso você precisa ter um certo conhecimento de música para achar graça no mesmo. Por ter um público muito específico o filme não fez sucesso no seu lançamento, mas hoje é considerado cult.
Várias bandas reais e famosas declararam publicamente que se identificaram muito com o documentário, entre elas Van Halen, Dokken, Metallica, Ozzy Osbourne, Robert Plant, Aerosmith entre outras.
Aqui eles tocam duas músicas de sucesso da banda, a primeira "Tonight I'm Gonna Rock You" fez parte do jogo Guitar Hero, Escute:
The Wonders - O sonho não acabou
Deixei essa por último por não só tem muita gente que realmente acha que ela existiu, como se você procurar um pouco no google vai ver que tem gente que chega a perder a linha quando dizemos que essa banda é de mentirinha.
O sonho não acabou, ou That Thing You Do, no original é um filme escrito, dirigido e co-estrelado por Tom Hanks, onde nos anos 60, no meio da febre dos Beatles, surge uma banda de adolescentes nos Estados Unidos que consegue estourar com uma música e ficar famosos.
O filme mostra como eram a carreiras de bandas One-Hit Wonders, ou bandas de um sucesso só, e é uma grande homenagem ao rock dos anos 60. Tom Hanks se empenhou e criou todo o universo do filme, bandas de sucesso, uma gravadora que depois ele tornou real, a Playtone records, e todo a historia da banda antes e depois dela acabar. Tudo isso faz com que quem pesquise ache muito conteúdo e realmente acredite que a banda existiu, e o fato da música tema do filme ter se tornado um grande sucesso na vida real só ajuda.
O filme é altamente recomendado, tem um trilha sonora ótima e é uma comédia leve e despretensiosa, além disso ele tem a Liv Tyler.
ah... Liv Tyler...
Eu realmente queria que essa banda existisse, pois queria ouvir mais material dela pois é uma banda ótima.
Escute:
Bom gente por hoje é só, esse post me tomou muito mais tempo que eu imaginei, então tenha consideração e comente, ou o ET Bilú entrará em seu quarto a noite e irá colocar uma sonda anal em você, é sério, minhas pragas sempre funcionam...
Brincadeiras a parte, logo eu espero fazer mais um post nesse estilo, mas com outro tema. Espero que tenham curtido.
Pô kra vlw mesmo, fiquei na dúvida se colocava o Tenacious D ou não, por que eles começaram a banda e já tinham um cd antes de fazer o filme, então não sei se posso considera-los uma banda fictícia.
Na verdade steel dragon é baseado na passagem de Tim Ripper Owens no Judas Priest, o filme foge um pouco do que realmente aconteceu, mas no final o Ripper tinha uma banda cover dos caras e o Halford era gay mesmo
E aquele final mela cueca do cara tocando músicas acústicas pagando de grunge também é tenso.
Meninas, as duas pra lama AGORA resolver isso huahauhaua
Com relação ao Tenacious D, é uma banda de verdade e existe desde 1994 antes do Jack Black deslanchar como ator, e faz shows até hoje! o filme foi uma sátira auto-biográfica muito foda!
Ele é baseado em uma fase de transição da banda, então para mim ele é baseado na banda, o cantor cover que vai para banda alvo do cover é só o protagonista da história.
É a mesma coisa que você falar que The Doors não é um filme baseado na banda e sim nas pirações do Jim Morrison.
E por mim a discussão acaba aqui, Judas Priest nem é o tema do post e sim a Steel Dragon.
Não venceu, a idéia que eu quis passar continua a mesma Só está sendo passada com outras palavras para todos entenderem
Se é baseada em uma fase de banda, é baseada na banda de qualquer maneira. Mas chega né? Esse post está com "quase" mais comentários inúteis que o do Karel hahahaah
Falei que era um filme baseado na banda, não um filme biográfico sobre todos os 40 anos de carreira dela. E você está parecendo a família restart xingando muito no twitter hsauhsauahusahuashu
No filme ROCKSTAR faltou postar o vocalista que é o Miljenko Matijevic vocalista da banda de hard rock STEELHEART, excelente banda e excelente vocalista, na qual enfrentou muitas dificuldades em sua carreira.
Em um show ele caiu de uma das colunas q sustentam o palco e sua cabeça foi esmagada, por milagre sobreviveu, perdeu todo seu dinheiro no tratamento, perdeu a esposa e a memoria, mas nao perdeu a voz, entao em um dia de gravação ele recuperou a memoria, e gravou os vocais para esse filme, ano passado o Steelheart gravou um novo album.