Sequências ou remakes não oficiais de jogos famosos criados por fãs

09 maio 2011


Fala galera!
O que dizer de fan games? São sequências ou remakes não oficiais de franquias famosas criadas por fãs com muito tempo livre, simplesmente por amor ao original . Alguns jogos são bem amadores, mas alguns deles ficam com uma qualidade tão profissional que chamam a atenção da dona dos direitos do mesmo.
Ai que mora o problema!

Quando os jogos chamam muito a atenção logo aparecem os processos, e na grande maioria das vezes o fã desenvolvedor se ferra e tem que descontinuar seu projeto onde botou todo o seu tempo e carinho. Aqui irei separar alguns jogos incríveis que infelizmente foram descontinuados e você nunca poderá joga-los.

Chrono Trigger: Resurrection

Chrono Trigger é um dos RPGs mais amados de todos os tempos, desde que foi lançado em 1995 para Super Nintendo ele só juntou mais e mais fãs, criado pelo "Dream Team" da Square, que contava com  Hironobu Sakaguchi (produtor de Final Fantasy), Yuji Horii (diretor de Dragon Quest), Akira Toriyama (criador de Dragon Ball), o produtor Kazuhiko Aoki e Nobuo Uematsu (músico de Final Fantasy) o jogo é cultuado até hoje.

Os fãs sempre pediram por uma sequência ou um remake desse jogo, mas após anos de espera um pequeno grupo resolveu, por conta própria, recriar o original em 3D com toda a tecnologia da época. As imagens e vídeos eram incríveis e chamaram a atenção da dona dos direitos da franquia, a Square, que não gostou nada do que viu, e em uma atitude de "é meu e ninguém toca" acionou a justiça e conseguiu em 2004 descontinuar a projeto. Hoje em dia a única coisa que restou foram videos no youtube do que seria o jogo se fosse lançado, os gráficos eram fantásticos para a época e ainda hoje permanecem bem bonitos e se você jogou o original vai derramar uma lágrima de saber que nunca poderá jogar esse game.

Veja os videos lançados:
Trailer do Jogo

Video de jogabilidade, o jogo começa aos 5 minutos

Saint Seiya RPG

Cavaleiros do Zodíaco é um clássico, é sucesso a mais de 20 anos em todo o mundo, mas por incrível que pareça não é muito popular em sua terra natal, por isso não tem muitos jogos oficiais lançados. Os últimos foram dois jogos de luta fracos para o Playstation 2, por isso existem diversos jogos feitos por fãs, a grande maioria é feito no RPG maker ou mugen e por isso são bem fraquinhos, mas o estúdio francês Aurora desenvolveu esse que prometia ser o melhor jogo dos Cavaleiros do Zodíaco de todos.

O jogo seria lançado para PC e para PSP também, e é um RPG em 2D que impressiona pela qualidade da animação e pela fidelidade com a obra original. De acordo com o estúdio o jogo já está pronto, mas por uma ação dos donos dos direitos o jogo não pode ser lançado, o que é uma pena.

Trailer do jogo

Vídeo de Jogabilidade

O Jogo rodando em um PSP


Você pode encontrar mais vídeos desse jogo no youtube.

Star Fox - Shadows of Lylat

Star Fox junto com Zelda são minhas franquias favoritas da Nintendo, Star Fox 64 é um dos meus jogos favoritos, apesar de curto, não me canso de jogá-lo. Infelizmente a franquia perdeu força com a chegada do Game Cube onde teve jogos medíocres e até hoje nenhum jogo foi lançado para o Nintendo Wii.

Alguns fãs do jogo resolveram descruzar os braços e não esperar pela Nintendo, assim começou o projeto Shadows of Lylat, que é um Star Fox com gráficos atualizados (melhores que os do Wii) para PC, o jogo tem vídeos e imagens muito boas, mas não tem previsão para ser lançado, eles apenas dizem que será lançado quando estiver pronto. 

O jogo já está em desenvolvimento há vários anos e como o site do projeto já está há quase um ano sem atualizações, o que não é um bom sinal, podemos deduzir que será difícil esse jogo sair um dia.

Trailer do jogo

Trailer de 2006

Pessoalmente gostaria muito de jogar os 3 jogos citados
E você?
Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

6 comentários:

Tiago disse...

Nossa Square sua burra não sabe ganhar dinheiro, compra a idéia dos caras e termina o jogo. Fica com essa coisa de "Não me toque em mim".

Muito legal o jogo, como um fã de Chrono Trigger jogaria até os dedos cairem.

Gabu disse...

Na verdade o rapaz por trás da trilha sonora de Chrono Trigger é Yasunori Mitsuda, amigo pessoal de Nobuo Uematsu. Esse cara é f*** demais. Longe do tom orquestral do Uematsu ele faz um super trabalho só com dois violões, um piano e uns taikos rsrs. O Nobuo Uematsu entrou no final do projeto para substituir Mitsuda, que estava com úlcera. Crédito para os dois nisso então. :)

Sobre o Ressurection...sinceramente cara? Não vejo nenhum ganho nessa coisa toda. Nem se fosse feito pela Square ficaria muito empolgado. Não acho que nada possa ser acrescentado ao intocável original. E mais: Um video-game, assim como um filme, um livro, um álbum é uma produção criativa, artística. Eu apoio a Square cancelar judicialmente o projeto pois essa narrativa tem dono! Mesmo que eu seja contra o fato da criação não estar nas mãos dos criadores e sim da compania que financiou, isso ainda é muito mais direito do que um trabalho de fã. Se os caras são bons que façam um jogo próprio... é que roteiro é ruim de se fazer, né? rsrsrs

Sobre continuações há um tempo atrás a Square tinha o projeto de continuação Chrono Break. Infelizmente ele foi abandonado e a marca liberada. O triste é que abandonaram o projeto em favor do Final Fantasy...liberar pessoal e recursos para a série que paga as contas...

Erik Gaspar disse...

Sim cara eu entendo seu ponto de vista, mas o projeto dos caras era sem fins lucrativos, era uma homenagem ao original.
A square poderia contratar os caras e lançar o jogo, nem que seja de maneira online, seria uma atitude mais louvável e todos ganhariam, inclusive os fãs.
Além disso acho que gráficos fazem sim a diferença em jogos, por mais perfeitos que eles sejam. Espero muito o remake de Final Fantasy 7 com gráficos melhores. Diferente de filmes, a tecnologia dos games avança muito rápido, na época que saiu "De volta para o futuro" o pessoal ainda estava jogando Nintendinho, agora me diga qual deles envelheceu mais? O primeiro Zelda é um clássico, mas dificilmente você iria querer joga-lo novamente a não ser por nostalgia.
Um remake atualizando os gráficos de Chrono Trigger seria muito bem vindo para quem não jogou o original na época dele, traria uma nova geração de fãs.

Gabu disse...

Seria mais louvável mesmo, mas se eu fosse a Square e tivesse interesse pelo projeto, acho que eu escrotizaria totalmente haha "Ah...é isso que vocês estão fazendo, ok. Bacaninha." E depois lançaria um jogo überfoda baseado na linha deles rsrsrsrs EVIL CORPORATIONS RULES! hauhauhauahu

Para apresentar o jogo para novas gerações que não tem interesse em arqueologia gamística (rsrsrs) eu até entendo. E concordo que gráficos são importantes e existem ramos inteiros de jogos cuja própria narrativa e desenvolvimento e tal dependem tremendamente da tecnologia. È que em rpgs tecnologia não é, nem de longe a coisa mais necessária. Eu joguei CT duas vezes porque o jogo é ótimo! Claro, nostalgia está associada a toda vontade de re-jogar, mas muitas vezes a vontade nasce porque o jogo é excelente e pronto. Esse é o caso do Chrono Trigger. Eu até daria uma olhada no remake do FFVII, mas por curiosidade, não por necessidade hehehe. Acho que a estética associada ao original é uma parte importante da obra. Não repudio o remake, só acho, do ponto de vista artístico, desnecessário. Comercialmente vale tudo, né? rsrsrs

Erik Gaspar disse...

Olha aqui uma empresa gente boa http://www.omelete.com.br/games/veja-imagens-do-remake-do-primeiro-duke-nukem/ Os fãs estavam fazendo um remake do Duke Nukem 3D e a 3D Realms mesmo estando falida aprovou e incentivou os caras, não sei se vai rolar dinheiro depois que o jogo estiver pronto, mas foi legal a atitude da empresa.

Gabu disse...

Eu sempre desconfio de atitudes sem fins lucrativos mas não quero botar na parede a índole de empresa nenhuma rsrsrs. O Next-Gen é promissor realmente, pra quem for fã é uma boa.

Mas eu queria deixar dois pontos claros: Primeiro eu estava zoando. Não sou fã de evil corporations hahaha Sou sim muito favorável a que as criações continuem sendo de seus criadores, os caras mesmo e não as empresas. Foi uma pena, por exemplo, o desligamento gradual de Sakaguchi da série Final Fantasy. Sorte que os Final Fantasy se ligam por elementos e símbolos e não por narrativas. Na verdade, minha grande preocupação com essa coisa toda é a preservação da narrativa do autor, o que é mais importante. Aos jogos sem narrativas whatever hahahaha mesmo que sejam divertidos hehe

E o mais importante: Talvez eu tenha passado a idéia de não gostar de Final Fantasy, mas eu ADORO a série hauhauahuah os 10 primeiros FF deveriam ser guardados em uma arca de ouro! hehehe

Postar um comentário




 
imagem-logo
Top