Sempre que passava em alguma a única que frequento loja de gibis aqui em Curitiba via essa hq na estante e ficava com aquela vontade de comprar, abria, via os desenhos por cima e colocava de volta. Apesar da vontade toda vez que pegava nas mãos pensava, "- Mais um caça-níquel.". Se realmente tivesse parado para ler teria percebido o tamanho da asneira que estava dizendo.
Eu jamais tive uma overdose, não fui aos shows do Elvis em 55, não sou um crítico de rock profissional. Apesar de nesse ponto sermos bem parecidos, quem diz isto é o próprio Hervé na primeira folha do Pequeno Livro do Rock, tentei mas não consegui fugir do clichê de colocar está citação que li em todas as resenhas sobre essa hq, acho que exatamente por ela dizer um pouco de tudo sobre o que é o livro, um cara que gosta de ouvir música e desenhar, não esteve em todos os shows que gostaria, mas leu e ouviu pra cacete sobre tudo que curte.
Assim o livro acaba se tornando uma mega referência pra ler e ouvir, começando em 1915 com o lançamento da primeira jukebox de discos, criada por um fabricante de caça-níqueis até o ano de 2009 lançamento da primeira edição do livro, ou seja todos, Todos, TODOS os anos que o rock esteve por aí. Claro que nem tudo recebe atenção, o Brasil por exemplo deve ter uns três ou quatro quadrinhos falando de Bossa-Nova e outras coisas que não lembram, parecem ou são rock mas todo mundo diz que são importantes.
A primeira JukeBox a primeira Guitarra e o primeiro contrato com o Diabo, não é mesmo senhor Johnson ? |
Hervé Bourhis, ao menos o estilo RockStar o cara tem. |
Referências de todo tipo abarrotam todas as páginas |
Semana passada rolou aqui em Curitiba a Gibicon, evento social nérdico entre um dos convidados quem tu acha que venho ? Pois é, o próprio Hervé com seu inglês de sotaque francês autografando O Pequeno Livro do Rock e o recém lançado o Pequeno Livro Dos Beatles, novamente me venho aquela sensação de caça níquel mas se for tão bom quanto o de rock, que venham mais Pequenos Livros de Whatever que comprarei na certa.
Chuck Berry e sua DuckWalk, até o Marty McFly copia essa no primeiro DeVolta Para O Futuro. |
Pra encerrar segue um vídeo dele autografando a minha edição, ao invés de só assinar e dizer "- Abraço brother valeu por ter vindo !!" ele perguntava pra cada um, qual seu rocker favorito !? e autografava com um cartoon do sujeito, na hora me venho o sentimento troll de pedir pra ele fazer o CumpadiUashington mas aí não iá conseguir traduzir ou explicar e deixei quieto. Acabei apelando pro mega clichê Jimi Hendrix que consegui lembrar na hora. Acho que foi uma escolha melhor que a primeira, confere aí.