E, por que não (afinal é o lugar que me exige menos pesquisa XD) mandar o Zé para o Japão logo de cara?
PUNK!
Guitar wolf
O Guitar Wolf foi formado em 1987 em Nagasaki por Seiji (guitarra), U.G. (baixo) e Toru (bateria) sob fortes influências do punk ocidental, incluindo o visual ramonesco e o...chamemos de descaso vocal: Vocais bem gritados e enérgicos. Algo que lembra em parte Sex Pistols e em parte Terje, Jesper and Joachim, uma banda dinamarquesa de Hard Rock que usava vocais punks antes disso ser legal...
O grupo permanece ativo até hoje, embora apenas Seiji ainda esteja presente do grupo original.
Jet Generation
UFO Romantics
Black Rock and Roll
Katsumiya Tobacco City
Planet of the Wolves
Rock n' Roll
The Neatbeats
O The Neatbeats iniciou suas atividades em 1997, em Osaka. Foi formado por Manabe Takashi (MR. PAN, guitarra e vocais), Tosa Kazube (MR. LAWDY, segundo guitarrista), Ura Dai (MR. GULLY, baixo) e Kusube Shinya (MR. SHEEN, bateria). Voltados para o rock n' roll clássico a banda apresenta grande influência de músicos norte-americanos dos anos 1950 embora algumas músicas tragam um pouco do florescente rock britânico dos anos 1960.
A banda passou por diversas modificações desde sua origem mas continua na ativa até hoje.
Good Old Rock n' Roll
Baby That's Rock and Roll
Do the Global Twist
Metal
Gallhammer
Existem centenas de outras bandas de Metal japonesas com um potencial de agradar vocês muito maior do que Gallhammer. Bandas não tão extremas, bandas com dicção melhor. Acontece, porém que eu tenho um affair com essa banda e por razões do coração que tem razões que a própria razão desconhece eu tenho a obrigação moral de seleciona-la em detrimento de outras como Dragon Guardian, Iron Flames, Versailles e Animetal. Mas vou fazer menções honrosas às suas canções...
O Gallhammer começou em Tokyo em 2003, sendo seu primeiro passo rumo aos festivais de Metal a distribuição de demos no Koiwa Death Fest vol.2 em março do mesmo ano. A banda apresenta influências de Black Metal, Death Metal, Black Death Metal, Crust Punk e Doom Metal, referindo como suas influências bandas como Celtic Frost, Carcass, Joy Division (dafuq??), Burzum e Napalm Death. Eu, pessoalmente, acho que elas são um tipo de Japanese-Black-Death-Doom-CrustPunk-Noise-TrulyEvil-WeGonnaRapeYourSoul-Drunk Metal...
O grupo foi fundado por Vivian Slaughter (vocais e baixo), Risa Reaper (bateria) e Mika Penetrator (guitarra) mas atualmente apenas as duas primeiras permanecem na banda.
Para não ser censurado (ueeeeeeeepa!!) e não ferir os suaves ouvidinhos criados a LEITE DE PÊRA de vocês, selecionei apenas duas músicas...mas a primeira delas tem backing vocal de um pokemon! Ou de um monstrinho japonês genérico...
Blind my eyes
Killed by the Queen
Menções honrosas metálicas
Dragon Guardian (Fantasy Power Metal)
HIZAKI Grace Project (Power Kei Metal)
Versailles (Power Kei Metal)
Iron Flames (Power Metal)...essa vale muito a pena, até para quem está fazendo cu doce XD
Animetal (covers metálicos de aberturas de animes e tokusatsus)
Zenithrash (Samurai Metal)
POP
Pizzicatto Five
Pizzicato Five é um dos meus grupos favoritos. Formado em Hokkaidou no ano de 1985 contava em sua formação inicial com Yasuharu Konishi,Keitarō Takanami, Ryō Kamomiya, Mamiko Sasaki e Shigeo Miyata. No ano de 1990 entra no grupo Maki Nomiya se transformando, com o passar do tempo, na principal imagem e referência da banda no mundo pop.
O grupo foi um dos líderes do movimento Shibuya-Kei (Não confundir com Visual-Kei...), movimento este voltado para o jazz e para o eletropop e permanceu ativo até 2001. Seu som, frenético, dançante e muitas vezes romântico teve grande influência no cenário eletropop independente das décadas de 1990 e 2000 por todo o globo.
Baby Love Child
Sweet Soul Revue
La Règle du Jeu
It's a beautiful day
Twiggy Twiggy
Progressivo
Ars Nova
Ars Nova é outra banda fantástica. Formada em 1983 por Kyoko Kanazawa (guitarra), Keiko Thubata (teclados) e Yumiko Saito (bateria) a banda teve em 1986 a entrada da talentosíssima Keiko Kumagai, substituindo Thubata. Influênciada pelo progressivo italiano, como Premiata Forneria Marconi e Goblin (uma banda fabulosa que passou grande parte da carreira compondo as trilhas sonoras dos filmes de Dario Argento) e pelos ingleses Emerson, Lake and Palmer, de quem faziam covers no início da carreira.
A banda continua na ativa até hoje, embora apenas Keiko Kumagai tenha permanecido da primeiras formações.
Metamorphosis
Kali - Demolition and Massacre
Fury
A PRATA DA CASA
YOSHIDA BROTHERS
Se você chegou até aqui... aperte minha mão! Sejamos bons camaradas! Como recompensa te apresento não apenas uma das músicas mais bacanas que eu já ouvi como um video excelente também.
Os irmãos Yoshida, Ryōichirō e Ken'ichi, tocam shamisen, um instrumento típico japonês, consistindo de um corpo como que da família do banjo mas com três cordas. Os irmãos de Hokkaidou tocam Tsugaru-jamisem, um estilo de música tradicional do norte do Japão mas adicionam a isto, em algumas obras, influências de rock e pop ocidentais.
Incrível!!!!!
E aí? Gostou das cositas que o Zé trouxe do Japão? Gostaria de conhecer um pouco da música de outros países também? Então fique de olho... a viagem do Zé depende do seu feedback! Sugira lugares!
E na viagem da próxima semana...nós vamos tirar seu sangue...se você me entende...