Sessão nostalgia #4 - Jiraya, o incrível ninja

11 abril 2011


Se você assim como eu é um grande saudosista e acha que as coisas de antigamente são muito melhores que as de hoje em dia, você está no lugar certo! Sessão Nostalgia é onde irei falar sobre séries, desenhos e animes antigos. Vamos começar?

E essa semana vamos falar de um Tokusatsu que fez muito sucesso no Brasil nos anos 90, Jiraya. Para quem não sabe tokusatsu são séries live-action de super heróis japoneses, alguns exemplos são Jaspion, Black Kamen Rider etc.

Jiraya foi produzido entre 1988 e 1989 e contém 50 episódios, ela se diferencia das outras séries do mesmo estilo por trazer um herói que (a principio) não tem super poderes e se baseia nas técnicas do ninjitsu, a série foi exibida por aqui pela extinta TV Manchete.

Sinopse:


A Famíla Yamashi é detentora da metade de uma inscrição que revela o paradeiro de Pako, uma cápsula de energia milenar cobiçada por Dokussai e sua família de Feiticeiros Malignos. Quando o vilão ataca com tudo afim de tomar a inscrição para si (já que ele tem a outra metade) o velho mestre Tetsuzan entrega ao 35º representante do clã dos Togakuri – Toha – a armadura e espada de Jiraya. E logo de cara Toha precisa usá-la para salvar sua irmã de criação Kei, sequestrada por Retsuga e Benikiba (filha de Dokussai).

Dokussai contrata o serviço do “Império dos Ninjas” e faz de tudo para derrotar Jiraya e a família Yamashi.Ao longo das aventuras, um monte de ninjas do tal império vai virando a casaca e se aliando ao herói.

A série é bem tosca para os padrões de hoje, mas acho que tosqueira é um dos principais elementos dos Tokusatsus, se for bem feito não tem graça.

Curiosidades:

- O ator que interpreta o personagem Tetsuzan Yamashi, o pai adotivo de Jiraya, Dr. Masaaki Hatsumi, é também o fundador da Bujinkan (Casa do Guerreiro Divino), uma instituição que ensina o Ninjutsu (arte marcial dos Ninjas). veja um vídeo dele em ação.


- O nome original da espada do Jiraya é Jikkou Shinkuu Ken, que significa Espada do Vácuo Luminoso Magnético. Não se sabe do porquê a dublagem brasileira ter mudado o nome para Espada Olímpica além do fato de que a série foi exibida no Japão durante a realização dos Jogos Olímpicos de Seul. E a série chegou no Brasil um anos depois. Apesar de não fazer muito sentido, o nome "Espada Olímpica" pegou e até hoje é facilmente lembrado pelos que assistiram a série.

- O ator Noriaki Kaneda, intérprete do vilão Dokusai, também trabalhou em Jaspion como o dublê do Gigante Guerreiro Daileon e do próprio Jaspion e também outros seriados que foram exibidos no Brasil como Metalder, Jiban, Spielvan, etc.

- Se o Jiraya gritasse "Não o perdôo" para você era melhor correr pois ninguém sobrevivia depois disso.

Fique com a abertura do seriado:


Agora chore como um ninja silencioso com o primeiro episódio

Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

3 comentários:

Anônimo disse...

A musica da abertura era animal, a versão ficou muito boa.
Acho que era apenas (não perdou-o)que ele mandava para os inimigos.

jhonny disse...

caraca!! muito bom, muito bom mesmo!! parabens!! sou fã do Jiraya!!

Anônimo disse...

Na verdade ele gritou algumas vezes Não o perdoo e não matou!
Contra beni Lagarto e Orura!!
Tosco é quem não sabe o que é infância de verdade!

Postar um comentário




 
imagem-logo
Top