A Finlândia é um país do norte europeu, que para quem não sabe fica aqui:
Possui aproximadamente 5181115 habitantes e seus idiomas oficiais são finlandês e sueco, sendo sua capital Helsinque. Além disso, o que mais importa aqui, é que o povo finlandês é um grande fã de Heavy Metal. Não apenas o produzem e consomem da maneira natural como ocorre na maioria dos países (apenas em proporções maiores) como o veiculam em diversas esferas de sua sociedade (tendo vídeos de bandas como Children of Bodom veiculados na TV educativa do país). E se vale de alguma coisa ficou em 16° lugar no campeonato da ONU "we're richer and more beautiful than you", também conhecido como IDH Ranking. Isso mostra que eles sabem algo do que estão fazendo e deve ter relação em como andam criando suas crianças. E sendo esse o assunto, a Finlândia desde cedo mostra para seus filhos o que se ouve depois de crescido.
No início dos anos 2000, Mirka Rantanen, da banda Thunderstone, levou seus filhos a um concerto de música infantil e saiu de lá pensando em como apresentar o Heavy Metal para crianças. Rantanen levou a idéia para amigos do meio musical metálico e começaram a escrever letras e músicas, nascendo assim em 2009 o grupo Hevisaurus, lançando seu primeiro álbum Jurahevin kuninkaat (Reis do Metal Jurássico), pela Sony BMG, que abraçou de pronto o projeto.
O grupo é composto por Mirka Rantanen (Thunderstone), Jens Johansson (Dio, Yngwie J. Malmsteen, Stratovarius), Henrik Klingenberg (Sonata Arctica), Mikko Kosonen (Maija Vilkkumaa), Nino Laurenne (Thunderstone) e Mikko Salovaara (Kiuas) e tem (ou melhor, tinha, já que como todo grupo real brigas e problemas internos acabaram por separá-lo gerando o Sauruxet, mas isso é outra história, o ponto aqui é Heavy Metal para crianças!) em sua apresentação ao vivo, com as grandes fantasias de dinossauro, o ponto forte de carisma e atrativo para as crianças. É uma abordagem diferente e bastante interessante que mostra como para o resto de nós, mortais, uma excelente maneira de criar nossos filhos. Mesmo que você não seja um grande fã Heavy Metal, temos que concordar que essa é uma ótima maneira de introduzir crianças nos caminhos da música. Bem melhor do que as coisas com as quais fomos criados, ou do que o pessoal anda botando seus filhos para ouvir por aí. Confira o clipe de Jee Hevisaurus, a primeira música de trabalho do grupo:
Os temas abordados são diversos, desde músicas ensinando o alfabeto até Viimeinen mammutti, ensinado crianças a lidar com a morte em uma música muito bonitinha:
Claro, ensinar seus filhos a falar finlandês antes de mostrar a banda é uma boa idéia. Muitos linguístas consideram esse o idioma mais complexo do mundo. Paciência. De qualquer maneira não pode ser prejudicial para seus filhos aprender isso.
Comentarios Facebook
Comentarios Blogger
1 comentários:
- Selise disse...
-
Já conhecia Hevisaurus. Acho muito legal, tanto que eu sempre digo que não vou ter filhos, mas se um dia tiver eu dou um jeito de me mudar pra Finlândia.
- 20 de maio de 2011 às 21:36