Cinco covers inusitados do mundo metálico

04 julho 2011

Vez por outra as bandas de Heavy Metal abrem seus baús secretos e fazem covers de músicas que os influenciaram ou das quais são apenas apreciadores. Ocasionalmente, porém, saem algumas homenagens muito pouco esperadas. Vamos dar uma olhada em 5 das quais eu considero as mais inusitadas.

5º - The Final Countdown

Original: Europe. Banda sueca de Glam Metal e Hard Rock AOR, formada em 1979 na cidade de Upplands Väsby.


Cover: Norther. Banda finlandesa de Power Melodic Death Metal com influências de Black Metal, formada em 1996 sob o nome de Requiem, vindo assumir o nome Norther no ano 2000. A banda é da cidade de Espoo, litoral sul da Finlândia.




Mesmo quando eu era fã de Glam Metal eu não suportava as bandas de HRAOR como Europe e Journey. Eu obviamente conhecia "The Final Countdown" mas nunca tive paciência para chegar até o final por livre e espontânea vontade. A letra desta música, porém, tem um potencial narrativo e uma imaginatividade latente relacionada à viagem narrada e ao próprio motivo da partida, tão grande que Europe simplesmente não teve cojones de lidar com ela. Ouvindo novamente esta letra com o peso e agressividade de Norther eu descobri todo este potencial narrativo oculto na versão sem sal original.

4º - Surfin' USA

Original: Beach Boys. Banda norte-americana que pode ser acomodada no estilo surf rock embora tenha tantos elementos sutilmente escondidos que esta é uma classificação simplista e injusta. Formada em 1961 na cidade de Hawthorne.


Cover: Blind Guardian. Banda alemã de Power Metal. Uma das bandas pioneiras da moderna concepção de Power Metal, juntamente com Helloween. Formada em 1984 sob o nome Lucifer's Heritage, na cidade de Krefeld.


Sem muitos comentários para estes vídeos. Gosto muito da bateria no cover do Blind Guardian e claro, da inconfundível voz de Hansi Kürsch e sobre os Beach Boys... iam mesmo assim para a praia nos anos 60???

3º - Lookin' out my back door

Original: Creedance Clearwater Revival. Banda de Country e Swamp Rock norte-americana, com muita influência de blues, fundada em 1967 na cidade de El Cerrito. Foi fagocitada pelo movimento psicodélico da costa oeste americana.


Cover: Childrem of Bodom. Banda de Melodic Death Metal da cidade de Espoo, Finlândia. Fundada em 1993.


A "cópia" do clip do CCR foi bem divertida. COB é uma de minhas bandas favoritas, mas não gostei muito dos vocais de Laiho nesta canção em particular. De qualquer maneira acho um bom cover e bem inusitado.

2º - The Imperial March

Original: John Towner Williams. Compositor norte-americano, nascido em 1932 na cidade de Long Island.


Cover: Epica. Banda holandesa de Metal Sinfônico, formada em 2002 na vila Reuver na província de Limburg.


Eu abandonei Star Wars já faz algum tempo... momento triste e tal mas é uma merda f*** e o que há para ser feito? Restou, porém, a excelente, a fantástica, a indescritível música do deus John Williams. Nada precisa ser dito sobre este incrível compositor. Sobre o cover, Epica oscila na posição de minha segunda banda favorita, mas nunca sai das cinco melhores. A melhor banda de Metal Sinfônico na minha opinião e eu tive o prazer de vê-los tocar John Willians ao vivo em Curitiba!

1º - Mr. Sandman

Original: The Chordettes. Quarteto feminino de música popular, formado em 1946 na cidade de Sheboygan nos Estados Unidos.


Cover: Blind Guardian. Lembram deles, certo?


Esta música está em primeiro devido ao contraste tão grande! Um quarteto feminino da década de 40??? Vocês talvez se lembrem desta música da trilha sonora de De Volta para o Futuro (Toda vez que eu penso em desistir do cinema é esse filme que me faz perseverar rs). A versão do Blind Guardian é uma de minhas músicas favoritas, não apenas de covers. Ela começa suave, lembrando a original e explode em agressividade na segunda parte, mostrando nos vocais de Hansi um certo desespero e impaciẽncia pelo "sonho" que passa a ser exigido de Mr. Sandman.
Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

8 comentários:

Erik Gaspar disse...

A música Mr Sandman me lembra a graphic novel do Sandman mesmo, que é fodástica por sinal rsrsrsrs. Quanto aos covers eu prefiro as versões originais, mas é sempre curioso ouvir uma outra interpretação de uma música e quanto mais inusitada mais curiosa é.

Gabu disse...

Curioso mesmo e inusitado pra caralho é a dança do líder dos beach boys... que droga é aquela? hahaha Notou como o líder deles parece um John Cleese loiro? Eu achei...

E outra coisa...tem um gordo nos Beach boys que não consegue dançar, tocar e cantar ao mesmo tempo hahaha tá se espremendo todo pra acompanhar o resto.

E aí cara? Gostou das Chordettes? Pegava alguma ein? hauhauha zoando :P

Matheus Gobato Nunes disse...

Muito bacana a seleção,gostei bastante da seleção por n ter muitos clichês ...
Essa versão do Children of Bodom é muito boa

Gabu disse...

Meu cover favorito feito pelo COB, que se encontra no mesmo álbum deste cover do CCR é Antisocial, do Anthrax... mas não coloquei por que de inusitado não teria nada rsrsrs Estes álbuns de covers como Skeletons in the closet do Children of Bodom e Forgotten Tales do Blind Guardian são sempre bem divertidos...mesmo para ouvir Ops... I did it again hehehe

Matheus Gobato Nunes disse...

Pow Anthrax é foda demais, levando para esse lado do metal, as bandas de thrash e death também costumam fazer versões legais, a versão de dissident agressor do judas priest feita pelo slayer é bacana demais ...

Matheus Gobato Nunes disse...

Sepultura tocando Symptom of the Universe é foda demais... ok eu paro de comentar

Gabu disse...

Eu queria ter colocado To France, originalmente de Mike Oldfield e Maggie Reilly, na versão do Blind Guardian. Acho a letra dessa música muito boa e tanto a versão original como o cover tem seu charme rs Mas já tinha duas do Blind e 6 não é um número cabalístico hehe

Gabu disse...

OK...tem mais uma coisa que eu quero dizer. Eu esculachei os Beach Boys (mas pretendo dançar como eles um dia e arrasar o Hangar! hehe) mas têm várias coisas me incomodando ao longo dos vários vídeos... vejam se vocês notaram:

1 - O baterista do Europe está como se estivesseem casa...calção de seda, regata fodida...

2 - John Fogerty (ou como eu pronuncio John Forget it) está de calça de couro...vermelho! (caipira é o caralho... ultra fashion o hillbillie haha :S) Esta calça inclusive se parece muito com o couro do sofá onde ele está sentado...um pouco mais desbotado talvez rs

3 - Tem um poster do Bruce Willis, de regata e fazendo beicinho atrás do Alexi Laiho...

E afinal... alguém pegaria as Chordettes? rsrs

Postar um comentário




 
imagem-logo
Top