Uma relíquia Marvel ao seu alcance! (Pero no mucho...)

20 maio 2011



Durante a época de ouro dos quadrinhos nos Estados Unidos, as editoras costumavam presentear seus leitores com prêmios, como dinheiro ou HQ's grátis por apontamentos de erros de continuidade em suas edições. Por volta de 1964 a Marvel, que ainda não tinha entrado nessa onda, começou a ser pressionada por seus leitores a dar uma premiação semelhante. Assim, na edição 26 de Quarteto Fantástico deste mesmo ano de 1964, Stan Lee iniciou um concurso no qual pedia aos leitores para enviarem cartas com sua definição da "Maravilhosa Era dos Quadrinhos(Marvel Age of Comics)". Ao final dessa mensagem Lee acrescentava "Não haverá nenhum prêmio, assim não existirão perdedores (There will be no prizes, and therefore, no losers)". O "prêmio", exigido pelos leitores, consistia basicamente da publicação da carta do leitor nas revistas e de uma carta enviada ao vencedor, informando que ele tinha ganho um No-Prize. Por um dado período a Marvel seguiu com esta brincadeira e No-Prizes eram dados à quem enviasse respostas criativas à perguntas marotas feitas pelos editores. Um concurso de criatividade.


Com o passar do tempo os leitores começaram a exigir No-Prizes sem motivo e então Lee assumiu uma nova postura resolvendo seguir o que as outras editoras já vinham fazendo: Dar prêmios (que ainda eram nada) a quem apontasse erros de continuidade nas revistas Marvel. E esta era um tarefa bem complicada, visto ser a Marvel na época, conhecida por sua rigorosa revisão de continuidade.


Este faux prime da Marvel passou a ser conferido, com sua popularização, a quem "prestasse serviços meritórios à Marvel", o que significava, basicamente dar prêmios a leitores que enviassm cartas explicando porque supostos erros de continuidade não o eram de fato. A idéia do No-Prize veio à Stan Lee como uma crítica aos leitores. Sua intenção era que a leitura de HQ's fosse realizada por prazer e não por prêmios. Infelizmente, para o mestre, estes prêmios viraram uma febre e a Editora foi inundada com cartas apontando supostos erros de continuidade e contestações de tais erros. Obviamente nem todas as cartas poderiam ser publicadas e isso gerou uma segunda onda de cartas de fãs, reclamando porque suas cartas não foram publicadas. Substituindo a publicação das cartas dos leitores, Stan Lee resolveu enviar aos ganhadores um envelope vazio onde se lia algo como "Parabéns! Você ganhou um No-Prize!"




Isso gerou de certa maneira uma nova dor de cabeça para a Marvel, já que receberam inúmeras cartas de fãs desavisados perguntando "Onde está meu prêmio??!"

Durante os anos, os diversos editores que substituíram Stan Lee assumiram as mais variadas políticas com respeito aos No-Prizes até ser instaurado em 2006 os No-Prizes digitais, muito mais fáceis de se distribuir. Essas versões digitais se mantiveram até agora, quando a Marvel voltou a dar não-prêmios, aparentemente para quem ela achar que deve. São seus novos critérios. Particularmente eu não vejo nada demais em um envelope desses, exceto por um envelope em particular. A Marvel está anunciando em seu site um leilão on-line com um envelope muito especial. Este envelope é assinado por Stan Lee e por John Romita Sr. e contém um desenho da cabeça do Homem-Aranha. Se você estiver interessado, o leilão permanece até 24 de Maio e até agora está na bagatela de 405 dólares.







Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

0 comentários:

Postar um comentário




 
imagem-logo
Top