
Todos conhecem Maurício de Sousa, celebre criador da Turma da Mônica. Com seus personagens ele fez parte da infância de várias gerações de crianças, suas histórias e personagens mostram um mundo quase utópico, onde todos são alegres e tudo sempre dá certo no final, certo?
E se eu te disser que existe uma ovelha negra nesse mundinho perfeito?
Nico Demo foi um personagem criado em 1966 para o Jornal da Tarde, suas tiras, todas mudas, eram o oposto das tiras dos personagens da Turma da Mônica. Nessas tirinhas haviam um certo humor negro, pouco usual para a época, ainda mais em plena ditadura militar. Maurício as utilizava para mostrar um lado absurdo e cruel da vida.
Nico Demo era um garoto vestido em trajes formais e com cabelos loiros, que partidos ao meio tinham a sugestiva forma de dois chifres, suas ações por muitas vezes aparentavam ser inocentes, mas como bom agente do caos, suas atitudes nunca saem como o planejado e tem resultados catastróficos, resultando muitas vezes na morte de algum personagem. Seus traços eram diferentes dos outros personagens de Maurício, ao invés das linhas arredondadas, Nico Demo era desenhado com um traço serrilhado e sujo, justamente para mostrar a maldade contida por trás do personagem.
Logo o personagem começou a ser vitima de vários protestos, as pessoas ficavam horrorizadas com o humor negro presente nas tiras e exigiam que o mesmo fosse suavizado, mas Maurício recusou, assim Nico Demo passou para o jornal Folha da Tarde. Os protestos continuaram a pedir que o humor fosse alterado, logo Maurício de Sousa decidiu encerrar o personagem.
Como o próprio Maurício de Sousa diz, Nico Demo foi um personagem a frente de seu tempo, e infelizmente pouquíssimo material com o personagem foi feito depois da sua censura. Nico Demo é um curioso personagem na história dos quadrinhos nacionais, a genialidade contida em suas tiras conseguem mantê-las atuais até hoje, e faz a gente imaginar como seria um trabalho do Maurício de Sousa voltado para seus fãs mais velhos, aqueles fãs que cresceram acompanhando a Turma da Mônica, e que mesmo ainda adorando as histórias da turminha, gosta de um humor um pouco mais adulto.
Recentemente o personagem foi utilizado em uma releitura feita por Denilson Albano no livro MSP+50, veja como ficou o "diabinho" no traço de Albano
Gostou?
Veja outros posts do Baú do Zé.
![]() |
Conheça o Episódio proibido do Laboratório de Dexter |
![]() |
Conheça a história em quadrinhos satânica do Mário |