Come on down to South Park!

03 agosto 2011


No próximo dia 13 de Agosto uma das séries mais controversas da televisão norte-americana completa seus (excelentes) 15 anos. Em meio a um mar de séries cômicas voltadas (ou alegadamente voltadas) para o público mais adulto, com certeza South Park conquistou um lugar de destaque. No documentário de 2004 The 100 Greatest Cartoons a foi classificado em terceiro lugar, ficando atrás de The Simpsons, em primeiro e Tom & Jerry, em segundo. Muito justo devo dizer, se considerarmos os Simpsons até a décima quinta temporada.
A série foi criada por Trey Parker e Matt Stone para o Comedy Central Television Network e já acumulou diversos prêmios ao longo de sua existência como o Primetime Emmy Award e o Peabody Award.





Os criadores:

Trey Parker

Trey Parker (nascido Randolph Severn Parker III), nasceu em 19 de Outubro de 1969. Parker nasceu em Denver, Colorado filho de Sharon Parker (uma corretora de seguros) e de Randy Parker (um geologista). Isso te lembra algo? Sua irmã mais velha se chamava Shelly. Agora você percebeu algo? ok, vamos lá então.
Parker cresceu em Conifer, Colorado e entrou para a Faculdade de Música de Berklee, sendo então transferido para a Universidade do Colorado. Ele, contudo, nunca se graduou mas a Universidade o ofereceu um grau honorário, que foi recusado por Parker, sob as declarações de que apenas aceitaria tal honraria se fosse um grau honorário em Astrofísica.
A personagem Stan Marsh de South Park é fortemente baseada em Parker. Os primeiros nomes de seus pais bem como suas profissões são os mesmos e assim também com sua irmã, Shelly. Parker interpreta várias personagens na série, como:

Stan Marsh
Eric Cartman
Randy Marsh
Clyde Donovan
Herbert Garrison
Mr. Hankey
Mr. Mackey
Ms. Choksondik
Ned Gerblansky
Starvin' Marvin
Dr. Alphonse Mephisto
Santa Claus
Timmy
Jimmy Valmer
Kyle Schwartz
Mark Cotswolds
Phillip
Blue Cap
Satan
Officer Barbrady
Scott Tenorman ("201")
Stephen Stotch
Tuong Lu Kim
Jack Tenorman
Marvin Marsh
Richard Tweak
Ryan Valmer
Terrance Mephesto, Bill e Fosse
Dog Poo
Trent Boyett
Bradley Biggle (nos primeiros episódios)
Red Goth (Goth Kids)



Matt Stone

Matthew Richard Stone nasceu em 26 de Maio de 1971 em Houston, Texas, filho Gerald Whitney Stone (de ascendência católica irlandesa) e de Sheila (uma judia Ashkenazi, descendente das comunidades judias medievais na região da alemanha). Stone cresceu em Littleton, Colorado nas proximidades de Denver onde frequentou a Heritage High School. Obteve diversos graus em animação e artes cinematográficas.
A personagem judia Kyle Broflovski é baseada em Stone e assim como Parker, os primeiros nomes dos pais da personagem são os mesmos nomes dos pais de Stone. Matt Stone dupla diversas personagens na série, entre eles:

Kyle Broflovski
Kenny McCormick (de capuz)
Bradley Biggle
Mysterion
Gerald Broflovski
Stuart McCormick
Craig Tucker
Butters Stotch
Pip
Kevin Stoley
Terrance
Tweek Tweak
Jimbo Kern
Big Gay Al
Padre Maxi
Jesus
Mr. Adler
Saddam Hussein
Scott Malkinson

O início


Em 1992, Trey Parker e Matt Stone, ainda estudantes do curso de cinema da Universidade do Colorado produziram a animação The Spirit of Christmas: Jesus Vs. Frosty sob o nome "Avenging Conscience Films". A técnica utilizada consistia em stop motion de figuras construídas com papel e cola, filmado com uma câmera 8mm velha. O filme foi primeiramente apresentado em dezembro de 1992 no festivel estudantil da universidade e contava com a participação de quatro crianças, muito semelhantes ao quarteto que estrelaria South Park anos depois. Três das personagens não possuíam nomes, sendo que o único nomeado era um garoto gordinho, o protótipo de Eric Cartman, mas sob o nome de Kenny. O filme já apresentava a estrutura mais tarde utilizada em South Park contendo o humor típico da série, a linguagem pesada, a violência gráfica e a moral no final, usualmente colocada com a frase "you know? I learned something today..." no fim de muitos episódios.
A animação conta a história de quatro crianças que montam um boneco de neve que ganha a vida quando é colocado sobre sua cabeça um chapéu mágico. O boneco de neve se mostra, porém, um ser maligno com tentáculos assassinos. Nas mãos de Frosty, o boneco de neve, morre Kenny (que na verdade lembrava o atual Cartman), levando (a personagem que lembrava) Kyle a dizer pela primeira vez a famosa frase "Oh my God! Frosty Killed Kenny!". Depois de pedir ajuda para o Papai Noel, que era Frosty disfarçado, os garotos fogem e encontram um presépio onde está sendo encenada um peça de Natal. O Jesus bebê do presépio voa em direção ao homem de neve e o corta em pedaços com seu halo mágico.halo. Depois de toda a aventura uma das crianças olhapara outra e solta pela primeira vez a famosa linha "You know, I learned something today". As crianças percebem qual o verdadeiro sentido do Natal: Presentes!

Este filme já foi homenageado na série algumas vezes como no episódio da sexta temporada "Simpsons Already Did It", onde no início do espisódio as crianças montam um boneco de neve e então seguem-se as linhas:

Stan: Ok; now put the nose on it Tweek.
Tweek: But what if by putting on the nose the snowman comes to life and kills me?
Stan: Tweek when has that ever happened? Except for that one time.





















Jesus vs. Santa



Em 1995 o executivo Brian Graden, da Fox, deu a Parker e Stone 2 mil dólares para criar outro curta animado com a finalidade de ser enviado para amigos como um "video-cartão de Natal". Assim nasceu Jesus Vs. Santa, contando com a mesma receita do filme anterior e versões mais bem trabalhadas dos garotos principais. De fato, este filme consolidou a imagem das personagens na maneira como seria utilizadas posteriormente na série e trouxe outros elementos que se tornariam adoradas referências do show, como o fato de Kyle ser judeu e os ratos que sempre devoram o cadáver de Kenny. Jesus Vs. Santa custou apenas 750 dólares pra ser produzido.
A história gira em torno do embate entre Jesus e o Papai Noel, sendo que Jesus acusa o bom Velhinho de diminuir a importância do real significado do Natal. As crianças levam Jesus ao Shopping da cidade onde ele luta contra Noel com música e esfeitos sonoros tirados de Mortal Kombat e matam Kenny acidentalmente no processo. Ao final, Jesus e Papai Noel entendem que o espírito do Natal reside em sermos bons uns com os outros e as crianças novamente concluem que o espírito do Natal são os presentes. Kyle afirma que sendo judeu ele ganha presentes por oito dias seguidos e as demais crianças resolvem se converter ao judaísmo.

O vídeo foi distribuído por Graden inicialmente para 80 amigos e logo se transformou uma sensação na internet chamando a atenção do Comedy Central para os rapazes de Colorado.

Em 1997 Jesus vs. Santa recebeu o prêmio da Associação de Críticos de Filmes de Los Angeles por melhor animação.

A série



O filme Jesus Vs. Santa fez tanto sucesso que o canal Comedy Center Network contratou Parker e Stone para produzirem uma série animada com a mesma inspiração. A série estreiou em 13 de Agosto de 1997 com o episódio "Cartman get an anal probe", o qual começa com Cartman contando os estranhos sonhos que teve noite passada.



Ao contrário do que se pensa usualmente, apenas o primeiro episódio de South Park foi produzido com a mesma técnica dos curtas anteriores. Os demais episódios foram (e ainda são) produzidos com o auxílio de um software que simula os movimentos típicos que eram obtidos pela técnica de stop motion. O primeiro episódio levou cerca de três meses para ser completo. Durante a primeira temporada, com a nova técnica computacional, cada episódio levou cerca de três semanas para ser concluído. Atualmente South Park conta com uma equipe de aproximadamente 70 pessoas e cada episódio leva uma semana para ser produzido mas Parker ainda é o principal responsável pelos roteiros com participação eventual de Stone, que assumiu a coordenação do processo de produção.

Os episódios são produzidos ao longo da temporada e não todos de uma vez no ano anterior ao início da temporada. Parker e Stone preferem trabalhar desta maneira para manter o show mais espontâneo e com uma resposta mais rápida aos eventos do mundo.


Curiosidades (e possivelmente spoilers)

Durante as primeiras cinco temporadas Kenny morreu em quase todos os episódios, com excessão do primeiro especial de natal "Mr. Hankey, the Christmas Poo" e dos (excelentes) episódios "Do the Handicapped Go to Hell?" e "Probably" a continuação do anterior. No penúltimo episódio da quinta temporada, "Kenny Dies", Kenny morre "definitivamente" (temporariamente) devido a uma doença degenerativa muscular. Neste episódio tristíssimo até mesmo Cartman, por um breve momento, mostra seus sentimentos pelo amigo morimbundo, socando a parede do hospital, chorando nos braços de Kyle e dizendo que iria encontrar uma cura. No mesmo episódio Cartman começa um movimento para estimular as pesquisas com células tronco, para um tratamento que possívelmente curaria Cartman.

Kenny morreu e Cartman bebeu suas cinzas com leite (no episódio "A ladder to Heaven"), pensando ser achocolatado. Neste período então Kenny entrou no corpo do amigo gordo e os dois dividiram o corpo por um tempo. No episódio "The Biggest Douche in the Universe" os pais do Chef, que moram na Escócia, fazem uma espécie de exorcismo em Cartman, retiram o espírito de Kenny que fica alojado em um assado. O assado é esquecido no aeroporto e comido por Rob Scheneider que incorpora o espírito do garoto.



Após tudo isso, Kenny simplesmente aparece no final de " Red Sleigh Down" da sexta temporada como se nada tivesse acontecido.

Na série de episódios sobre os super-heróis de South Park, The Coon e Mysterion as mortes e reaparições de Kenny foram explicadas.

O dublador do Chef é o cantor Isaac Hayes e as canções do cozinheiro são baseadas no estilo musical de Hayes.



O estilo de produção dos curtas e do primeiro episódio da série foram baseados nas animações de Terry Gillian para The Monty Python Flying Circus.

O filho de Jennifer Howell (dubladora de Bebe Stevens), Jesse dublou Ike Broflovski enquanto era ainda era um bebê. Parou de dublar porque cresceu.

A mãe de Eric Cartman, a vadia da cidade, é na verdade o pai de Eric. No segundo episódio da Segunda temporada, "Cartman's Mom is Still a Dirty Slut", o Dr. Mephisto revela que ela é hermafrodita e é na verdade o pai de Cartman.

Eric Cartman tem apenas um rim. O outro foi roubado (no episódio "Cherokee Hair Tampons", da quarta temporada) em uma trama envolvendo diversas personagens da cidade para doar para Kyle, que morreria sem um transplante.

Deus já mostrou sua face em South Park. Era assim:



Imagens da série

Satã e seu amante Saddan



Jonas Brothers



Jesus Vs. Satã



Goth Kids




Jesus




Cartman & Kenny





Versão mal desenhadas do quarteto



RESPECT MY AUTHORITY!!



Excesso de video-game...







A série pode ser vista na VH1 nos horários: 1h, 13h e 20h e no site southparkstudios.com

South Park está no meio da décima quinta temporada e tem contrato para ir até a décima sétima. que venham mais 15!
Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

0 comentários:

Postar um comentário




 
imagem-logo
Top