Ah, o natal... Época mágica de festas e confraternização, época de dar e receber, época de ser atormentado por um demônio gigantesco e assustador... Opa, pera aê... como assim???
Todos conhecemos o Papai Noel, o bom velhinho, o São Nicolau. Mas o que nem todos conhecem é o seu amigo, um ser demoníaco, que de acordo com o folclore europeu também passeia na noite de natal e que ao invés de presentear as crianças boas tem o trabalho de punir as levadas.
|
Papai Noel e seu amiguinho
(cartão de natal do começo do século 20) |
Em países como a
Alemanha, Áustria, França, Itália, entre outros, o
Krampus tem a forma de um demônio e sai as ruas nas duas primeiras semanas de dezembro carregando chicotes e correntes enferrujadas. E não pense que você pode suborná-lo com biscoitos, assim como as crianças fazem com o Papai Noel, Krampus só aceita aguardente como pagamento, caso contrário ele te colocará em uma banheira de água fervente e te levará para o inferno.
|
Krampus raptando um menino levado |
Há a tradição de jovens se vestirem de Krampus e saírem assustando as crianças e mulheres no último mês do ano, as fantasias são feitas com uma máscara de madeira, pele de ovelha e chifres, as máscaras são muito bem feitas e geralmente os jovens participam de competições para decidir que está melhor caracterizado. Em algumas áreas rurais da Europa, pessoas se vestem de Krampus para punir, ou até mesmo surrar, crianças levadas, especialmente meninas. Nem preciso dizer que deve ser um trauma para vida toda.
|
Fantasia de Krampus
(PQP se um desses viesse me bater quando eu era criança eu estaria correndo até hoje) |
Aqui no Brasil há resquícios dessa tradição em Santa Catarina, no Vale do Itajaí. Nas cidades de Brusque e Guabiruba, por exemplo, é chamado 'Pensinique' (deturpação de Pelznickel, nome utilizada ao Sul da Alemanha). Esta figura pode assemelhar-se com a figura folclórica do "Homem do Saco", que rouba crianças que não ficam por perto dos pais, ou que são entregues a eles se não se comportam pra serem levadas embora.
|
Papai Noel e seus comparsas |
Então, se você foi levado esse ano é bom guardar umas doses de cachaça em casa, caso contrário você pode ir parar na banheira do Krampus.
A seguir algumas representações dessa aterrorizante criatura, várias delas são de cartões de natal. Imagine dar um desses cartões para alguém que você conhece:
Aqui está um vídeo (em inglês) que fala um pouco mais sobre o Krampus: