Propagandas antigas que são super ofensivas hoje em dia

03 dezembro 2013


O mundo da propaganda é fascinante! Como ela espelha a sociedade podemos ver sua evolução conforme os anos passam. Mas e se voltarmos no tempo e darmos uma olhada em propagandas que refletem uma sociedade distante da nossa? Como eram as propagandas de décadas atrás em uma época machista, racista e politicamente incorreta?

01 - Vitaminas para esposas da Kellogg's 
(a mesma que faz os sucrilhos do tigre)

Por que é ofensiva hoje em dia: Machismo, Sexismo


"Quanto mais duro sua mulher trabalha, mais bonita ela parece!"

A propaganda reflete bem o pensamento de antigamente, onde as mulheres tinham que cuidar de todos os serviços domésticos sem reclamar e ainda estar disposta para quando seu marido chegar em casa do trabalho, mesmo que para isso precisasse tomar vitaminas.


02 - Sabão Fada

Por que é ofensiva hoje em dia: Racismo


"Por que sua mãe não lava você com o sabão fada?"

A propaganda é extremamente racista em uma época em que fazer isso era normal, a criança negra é claramente representada como uma criança pobre, descalça e com roupas velhas e rasgadas. A piadinha da propaganda ainda faz a alusão que a cor da criança seria uma espécie de sujeira que deveria ser limpa.


03 - Café Chase & Sanborn 

Por que é ofensiva hoje em dia: Violência contra mulheres


"Se o seu marido algum dia descobrir
que você não está testando a frescura do café..."

É bizarro imaginar que era tão normal a mulher apanhar do marido naquela época que isso era usado até em propagandas, como nesta por exemplo, onde o marido senta os sopapos na mulher apenas por que o café dele não está fresco.


04 - Pastilhas de Cocaína para Dor de Dente

Por que é ofensiva hoje em dia: Crianças e cocaína, precisa de mais?


Em uma época em que a cocaína não era ilegal era comum ver anúncios relacionados a droga, ela era utilizada para vários fins entre eles o medicinal, seu poder anestesiante era usado em pastilhas para dor de dente, que prometiam cura instantânea.


05 - Cloro de limpeza Chlorinol

Por que é ofensiva hoje em dia: Mais racista impossível


"Nós vamos usar o Chlorinol e vamos ser como crioulos brancos"

Mais uma propaganda de produtos de limpeza que utilizava negros de forma depreciativa, no caso essa ainda tem um agravante por ter a palavra "crioulo" em destaque. Hoje nos EUA se você falar a palavra crioulo e não for negro você terá sérios problemas.

06 - Cigarros Camel

Por que ofensiva hoje em dia: Doutores receitando cigarros


"Mais doutores fumam Camels do que qualquer outro cigarro!"

Fumantes poderiam desfrutar de seu Camel sem se preocupar com problemas de saúde, afinal se até médicos estão recomendando que mal pode fazer?


07 - Cigarro Tipalet

Por que é ofensiva hoje em dia: Distribuindo câncer de pulmão por aí


"Sopre no rosto dela e ela te seguirá em qualquer lugar"

Nem entrarei no mérito da propaganda ser machista ou não, afinal, ela não tem nada que uma propaganda da Axe não tenha hoje em dia. O curioso é como era sinal de status fumar naquela época e que dar uma baforada de fumaça cheia de produtos tóxicos na cara de uma pessoa era considerado elegante.


08 - Batedeiras Kenwood

Por que é ofensiva hoje em dia: Machismo


"O Chef faz tudo, mas cozinhar - isso é o que as esposas vão fazer!"

Ok, o homem pode ser chefe de cozinha e a mulher apenas uma cozinheira caseira, dê um Kenwood para sua mulher também!


09 - Cigarros Lucky Strike


Usar uma figura infantil como o papai noel para divulgar um produto que faz mal para a saúde e vicia é algo meio imaginável hoje em dia... Ou não, a Coca sempre fez isso né?



10 - Sabonetes Palmolive

Por que é ofensiva hoje em dia: Machismo


"A maioria dos homens pergunta "Ela é Bonita?" não "Ela é inteligente?"

Apesar de muitos homens realmente serem assim até hoje, convenhamos que não é uma boa frase para se usar em uma propaganda de hoje em dia.



11 - Propagandas de Gravatas

Por que é ofensiva hoje em dia: Sexismo

"Mostre para ela que o mundo é dos homens"

"Venha mulher, me sirva por que eu uso uma gravata e sou um homem!" isso que eu li nas entrelinhas dessa propaganda. Mais um exemplo de como as coisas eram antigamente.


12 - Sapatos 

Por que é ofensiva hoje em dia: Machismo


"Mantenha ela onde ela pertence"

Uma propaganda que diz "Mulheres devem ficar aos seus pés, é lá que elas pertencem" não seria muito bem aceita hoje em dia.


13 - Cosméticos Love's Baby Soft

Por que é ofensiva hoje em dia: Pedofilia


"Por que a inocência é mais sexy do que você imagina"

Uma propaganda que utiliza uma menina de no máximo 8 anos de idade segurando um ursinho de pelúcia em uma retratação extremamente sexualizada que provavelmente deve ter incentivado vários abusos de menores naquela época. É inimaginável algo assim hoje em dia e mesmo sabendo que a cultura naquela época era diferente fico pensando no quão bizarro isso é.


14 - Calças Mr. Leggs

Por que é ofensiva hoje em dia: Machismo


"É legal ter uma garota ao redor da casa"

Essa propaganda é como a do sapato lá de cima, só que levada um pouco adiante. A mulher é comparada com um animal, tapete, decoração para a casa e tudo mais que não for politicamente correto imaginar.


15 - Lâmina Segura da Gillette

Por que é ofensiva hoje em dia: Bebês em perigo


Uma lâmina de barbear que é tão segura que até mesmo seu bebê pode fazer a barba! Não sei para vocês mas acho perturbador uma imagem de um bebê com um objeto cortante perto do pescoço.


16 - Roupas Drummond

Por que é ofensiva hoje em dia: Machismo, violência contra as mulheres, assassinato.


"Homens são melhores que as mulheres!"

Então não tem problema em assassinar seres inferiores como as mulheres não é mesmo?
O que esse povo tinha na cabeça? Digo, as propagandas só refletiam a sociedade da época, imagino que não deve ter sido muito fácil para as mulheres sobreviverem com maridos assim.


17 - Cerveja Schlitz

Por que é ofensiva hoje em dia: Machismo


"Não se preocupe querida, você não queimou a cerveja!"

Nem é tão machista assim, mas hoje daria o que falar.



18 - Refrigerantes 7up!

Por que é ofensiva hoje em dia: Bebês em perigo

"Por que temos os consumidores mais novos do mercado"

Para que dar leite materno para seu bebê se você pode dar um refrigerante cheio de açúcar?


19 - Pitney Bowes

Por que é ofensiva hoje: Machismo, Assassinato

"É sempre ilegal matar uma mulher?"

Qual o problema que o pessoal dessa época tinha com as mulheres?


20 - Sega

Por que é ofensiva hoje: Propagandas sexuais, Masturbação

"Algo para fazer com suas mãos que não vai te deixar cego"
Nos EUA eles dizem que quem se masturba demais fica cego, assim como aqui acham que dá espinha e cresce pelo na mão


"Quanto mais você brinca com ele, mais duro ele fica"

Essas são as mais recentes dessa seleção, as propagandas da SEGA tinham como público alvo os adolescentes, então resolveram fazer referências a masturbação, ou seja, para SEGA dos anos 90, todos os consumidores dela eram punheteiros compulsivos.

BONUS ROUND:

Flintstones fazendo propaganda de cigarros

Por que é ofensiva hoje: Machismo, Cigarro


Calma, calma... Sei que é bizarro os Flintstones fazendo propaganda de cigarro hoje em dia, mas quando surgiram eles tinham uma proposta diferente. Flintstones era um desenho voltado para o público adulto, assim como Simpsons ou Family Guy, e era patrocinado por uma marca famosa de cigarros da época. Só que mesmo assim é um tanto quanto bizarro ver personagens, que hoje são infantis, nesse contexto, ainda mais sendo machistas e babacas. Eles deixam as mulheres fazerem o trabalho em casa enquanto vão relaxar e fumar. Yabba dabba do!




Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

24 comentários:

Anônimo disse...

machismo, ofensivo...
kkkkkkkk

Anônimo disse...

NIGGER .. NIGGER.. NIGGER....

Anônimo disse...

Qual o problema com a 13 e a 20. Isso se faz de forma aberta ou pior, ninguém reclama, vc acha ofensivo por ser antigo?
Hah

Anônimo disse...

A ''menininha'' da propaganda nº 13, tem uma mão de adulta...

Anônimo disse...

Agora me diga: tirando o fato dos produtos serem diferentes, qual a diferença das propagandas de bebidas alcoólicas hoje em dias das de cigarro antigamente?

Anônimo disse...

pastilha de cocaina... hmmmmmm aí eu vi vantagem kkkkk

Anônimo disse...

A 17 não é machista,é genial.a maldade está nos olhos de quem vê.

Anônimo disse...

Até pensei que era uma feminista sapatona escrevendo o post. Tudo é machismo...

Fester Furunculo disse...

As propagandas de cigarros eram sinistras. E tem gente que acredita até hoje...

. disse...

meldels quanto odio pela mulher, ser mulher nesse tempo devia ser muito sofrimento

Emilio disse...

É um assunto controverso, mulheres algumas são piores que cobras, são diplomatas por natureza, dominam os bancos das universidades, querem domar um homem a todo custo, ficar mandando nele e joga-lo debaixo do seu sapato, não do lado como na propaganda 12, o que os homens tem como características cerveja que nos deixam burros, somos movidos por sexo queremos meter como doidos, somos agressivos por natureza, seria ótimo resolver tudo na força bruta.
O que me dá mais raiva é ver esses caras reféns de casamento e da namorada, tendo que fazer o que ELAS querem, como a função de uma peça social INÚTIL e sem sexo, refém da maldita.
Elas já eram intelectualmente superiores ou tiveram apenas um motivo a mais pra querer isso? Sempre mexendo os pauzinhos pra conseguirem o que querem, mas é o homem que FAZ os bagulho...o poder do homem é a AÇÃO, "DIRETA, EFICIENTE E RÁPIDA".
É difícil chegar a alguma conclusão sem cometer equívocos, a corda balança pra um lado e pra outro, mas é inegável que elas são grandes ALGOZES que se fazem de VÍTIMA.

Emilio disse...

Nas propagandas por mais machistas que sejam (e isso não é certo óbvio, pois os dois deveriam ser tratados com igualdade como cidadãos brasileiros/americanos) as mulheres não apresentam um rosto triste e sim uma cara de SEDUZIDA, SEDUTORA, como se gostasse do que tivesse recebendo.
É isso o que elas fazem ela recebem o que é ruim de braços abertos pra serem consideradas vítimas, é um jogo indireto. Ela rebola pros bêbados ficarem babando nela. MUITO SANTA NÉ? E se os outros fazem os negócios ela é vítima (uma relação conhecida como síndrome de estocolmo ou muito semelhante a isso).

Anônimo disse...

Feministas. Da nojo ler esse tipo de post.

Ricardo disse...

Concordo que homens e mulheres deveriam ser tratados com igualdade, mas uma coisa é certa: o que tem de viado nesses comentários...dá até pra sentir um cheiro de c... no ar!
Parabéns, Emilio, por assumir sua sexualidade, a maioria é covarde (anônimos).
Jamais trataria uma mulher assim.

Anônimo disse...

Grande erro de antigamente. O público que consome mais produtos hoje em dia é a mulher. Os donos das empresas ganhariam milhões a mais se destinassem suas propagandas âs mulheres.

Anônimo disse...

E depois dizem que as gerações de hoje estão perdidas.

Anônimo disse...

As mulheres não possuíam poder algum de compra nessa época, não faria sentido gastar em propaganda visando esse público alvo.
Se hoje em dia as mulheres são visadas nos comerciais é pq representam um poder de compra enorme, decorrente de uma maior igualdade entre os sexos de hoje em dia.

Anônimo disse...

Só seria genial se fosse politicamente correta. A mulher é tradicionalmente colocada como empregadinha do cara. Seria legal se ele tivesse queimado a comida e ela estivesse na posição dele dizendo a frase. Ou seja, mostraria um casal que se completa onde ele iria fazer o jantar para agradá-la, ou seja um casal do tempo de hoje. Ninguém levaria para o lado de que ele fosse um empregadinho submisso dela e sim um marido zeloso com a relação.

Anônimo disse...

A diferença é que só vão condenar as propagandas de cerveja, pinga, vodka e Wisky daqui a cinquenta anos, quando os processos sobre a industria de bebidas começarem a punir as indústrias com multas pesadas por comprometerem os gastos com a saúde pública. Talvez haja iniciativas pessoais antes com filmes na internet com atletas barrigudões e de camisetas escritas ou com logos de propagandas de cerveja ou um acidentado caído na estrada jogado pelo parabrisa quebrado de um carro e estirado na estrada com a propaganda "Keep Walker" (mantenha-se caminhando). kkkkkkkkk!

Anônimo disse...

Não não seu babaca, bater em uma mulher, assassinar, estupra-la, desrespeita-la não é machismo não né? Otario, trágico dia q alguém não capou seu pai pra q assim ele não soltasse mais lixos como você pelo mundo -_-

Anônimo disse...

Nããão, tadinho, nós homens agora vamos derrubar oque as feministas chamam de male-tears pq alguns viadinhos igual tu não consegue uma mulher de verdade, awwwwn que bichinha, fica triste não.

Erik Gaspar disse...

Cara, o post não foi escrito por uma feminista, foi escrito por uma pessoa que pensa, só isso. Eu escrevi o post e não foi com o intuito de fazer apologia ao feminismo, só de pensar um pouco na sociedade.

Anônimo disse...

Só um detalhe, a tradução mais correta para a propaganda 17 é: "não se preocupe querida você não queimou a cerveja".
Não que isso mude muita coisa, é só que a gente não deveria criar o habito de ser como a veja, istoé, globo e etc... que dá uma pitadinha extra de parcialidade para inclinar o final pro lado que lhe favorece.

Erik Gaspar disse...

Corrigido, acho que li rápido e deixei esse erro passar. :)

Postar um comentário




 
imagem-logo
Top