Como o Batman foi criado? Conheça o verdadeiro criador do Homem-Morcego

24 fevereiro 2014














Fala Zumbis!
Como faz tempo que não temos um post sobre quadrinhos aqui no blog, resolvi falar um pouco sobre meu super-herói favorito e sobre a injustiça em torno de sua criação.

O Ínicio

Bob Kane era um jovem artista recém contratado pela DC Comics. Em 1939, um ano após a criação do Superman, Kane ainda não tivera a oportunidade de trabalhar com o maior sucesso da editora, em consequência disso ele ganhava bem menos que os outros artistas que tinham essa chance, logo ele percebeu que se quisesse crescer dentro da empresa ele precisaria criar o seu próprio super-herói.

Bob Kane
Kane tinha um longo caminho trabalhando com HQ's, já tendo trabalhado inclusive com a lenda dos quadrinhos, Will Eisner na época de colégio. Logo ele começou a juntar ideias para a criação de seu personagem, chegando em 3 influências.



Influências

- Zorro: Zorro era filho de uma rica família que vestia uma máscara para combater os criminosos.


- Leonardo da Vinci: O Ornitóptero, uma máquina voadora projetada por Leonardo da Vinci que tinha a aparência de um morcego.



- O filme "The Bat": O filme mudo de 1926 tinha como vilão um homem que se vestia de morcego, no filme havia também um holofote com a forma de um morcego, o que mais tarde viria a inspirar o Bat-sinal.


Com essas três influências Kane tinha a ideia central para criar seu herói, que foi chamado de Bat-Man. Mas não pense que esse Bat-man (escrito separado) era o mesmo Batman que conhecemos hoje.

O Primeiro "Bat-man"

Kane não era o mais talentoso dos artistas, nem o mais criativo, mas ele tinha duas características que o fazia se sobressair, sua perseverança e seu oportunismo. Por isso chamou para trabalhar com ele um escritor muito talentoso chamado Bill Finger.

Bill Finger
O Bat-man criado por Bob Kane usava uma roupa vermelha, uma mascara parecida com a do Robin e asas coladas em suas costas. Veja abaixo como ele era:


Vendo esse "exótico" desenho, Bill Finger começou a dar algumas ideias para Kane. Primeiramente ele reformulou totalmente a roupa do personagem, trocando o vermelho por preto, as asas por uma capa e a máscara por um capuz com chifres. Basicamente Finger transformou esse esboço no Batman que conhecemos hoje.

Não só isso, Bill Finger também criou a personalidade de Bruce Wayne, o Bat-móvel, a Bat-caverna, Gotham City, o Robin, o Coringa, o cinto de utilidades, o lado detetivesco do herói, entre muitas outras coisas.

Animadíssimo com "seu" novo herói, Bob Kane foi até os executivos da DC sozinho apresentá-lo, os executivos adoraram o personagem e publicaram sua primeira história na revista Detective Comics nº 27 de 1939. Raríssima, hoje essa revista vale milhões de dólares.


Uma peculiaridade é que no inicio Batman matava seus inimigos.

Injustiça

Por ter apresentado o herói sozinho para DC, Bob Kane ficou com todos os créditos sobre o personagem. As histórias que eram publicadas tinham apenas seu nome e ele quem ficou com todo dinheiro e fama, enquanto isso Bill Finger não recebia nenhum reconhecimento.

Finger seguiu desconhecido e injustiçado até sua morte, em 1974. E até hoje não é creditado em grande parte dos materiais envolvendo o homem morcego. Os artistas de quadrinhos criaram o termo "get fingered" (um trocadilho do nome do autor com levar uma dedada) para se referir a quando o artista não recebe nenhum crédito por sua obra.

Ilustração que mostra como o Batman foi criado.
Finger em pé dando as coordenadas para Kane.
Aqui temos uma sacada genial do artista Ty Templeton que mostra como Batman seria se Bill Finger não existisse.

E você, acha que o Batman realmente é criação apenas de Bob Kane (que teve a ideia inicial) ou de Bill Finger que criou tudo o que define o personagem hoje?

Por hoje é só pessoal, não esqueça de comentar.


Gostou?
Que tal dar uma olhada em algum desses outros posts?

Coisas que talvez você não saiba sobre Dragon Ball

Segredos e Curiosidades do mundo dos Games

Gifs Engraçados de Sexta
Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

0 comentários:

Postar um comentário




 
imagem-logo
Top