Os acessórios mais bizarros dos videogames

01 março 2012



Se você assim como eu viveu na geração 8 e 16 bits com certeza lembra qual a sensação de se ter algum acessório que ampliasse de algum jeito as maneiras de jogar seu videogame, no meu bairro quem tinha a pistolinha do nes para jogar Duck Hunt ou o óculos 3D do Master System era o rei, e o que dizer da bazuca do Super Nintendo?

Pois bem, mas nem tudo são rosas, pois com raras exceções a grande maioria dos acessórios lançados para esses videogames eram uma grande merda, em uma mistura de tentar inovar e lucrar feito vendedor de bananas em um show do Restart as empresas lançavam periféricos que as vezes tinham até um intuito legal, mas simplesmente não funcionavam, ou coisas completamente inúteis que com certeza você iria querer comprar.

Nessa lista resolvi separar apenas alguns dos mais bizarros e inúteis, mas a lista completa é imensa.

Are you ready?

Sega Activator (Mega Drive)

Você acha que o Kinect é um grande salto na tecnologia e na maneira de se jogar seu videogame?
E se eu te disser que a Sega já tinha feito algo parecido para o Mega Drive em 1993?




Isso mesmo, o Activator da Sega era um sensor de movimentos que dispensava a utilização de controles, ele era composto por várias peças que montadas formavam um octógono e ligado ao seu Mega Drive te proporcionaria uma experiência nunca vista antes em videogames. Seus comerciais o mostravam como sendo a melhor coisa que já aconteceu na terra desde a invenção do bacon e seus anúncios o descreviam como se ele tivesse saído de alguma ficção cientifica bolada por George Lucas.

Nossa... Dai você me pergunta:
– E o que essa maravilha da ciência tem de bizarro?

Bom simplesmente uma coisa... Propaganda enganosa.

Sim galera, naquela época o pessoal da Sega já era bem maroto, e anunciaram o Activator como se ele fosse algo que simplesmente não é.
O Activator não reproduzia seus movimentos, na verdade ele não passava de um controle comum, só que gigante, onde você tinha que colocar sua mão ou pé em um dos lados do octógono para representar o apertar de um botão, nem preciso dizer como isso devia ser complicado não é? Acho que só o próprio Goro do Mortal Kombat conseguiria dar um fatality nessa porcaria.



Propaganda brasileira




Konami LaserScope (NES)

Ah, bons tempos de anos 90, quando a Rede Manchete ainda existia e com R$ 0,50 você comprava um Kinder Ovo (dava bem menos raiva quando na surpresa vinha um daqueles quebra-cabeças de papel, pode acreditar.)
Você deve estar perguntando “cara você tá maluco, o que isso tem haver com post?” Bom na verdade nada, é que essa imagem aí debaixo é bem nostálgica para mim.



Isso por que em toda revista da Turma da Mônica que eu lia havia a propaganda desse acessório, e eu pobre criança inocente nem imaginava como que era aquilo, achava que deveria ser a coisa mais maneira do universo.

O Lasercope era uma espécie de pistola do NES em que você deveria mirar com um dos olhos e gritar “FIRE” para poder atirar, parece legal?

E se eu te disser que a precisão dessa bugiganga era péssima, e que com qualquer ruídinho na sua sala ela “bang!” atirava? Sem falar que se você jogar 20 minutos de Duck Hunt com essa arma, e tiver que gritar “FIRE” para atirar em cada pato que aparece na tela, você terá que se proteger quando sair na rua ou seus vizinhos vão querer atirar em você também, só que de verdade.

Nem preciso dizer que foi um fracasso em vendas, não é?



Agora falando sério… olha a cara desse gordinho hahahaha, você realmente 
compraria algum produto com uma embalagem dessas?


AlphaGrip AG-5 (PC)

Como os outros dois dessa lista essa monstruosidade só pode ter vindo do começo dos anos 90 certo? Errado, essa aberração da natureza foi lançada em 2005 para PCs.

O Alphagrip tem como intuito ser um joystick para games e um teclado para computadores, tudo junto.
O controle tem nada mais, nada menos que 42 botões e para conseguir usá-lo você vai provavelmente precisar usar todos seus 20 dedos, sim todos os 20, por que apenas suas mãos não vão dar conta do recado.

Além de não ser nem um pouco funcional o AlphaGrip foi extremamente mal projetado, sério… pra que você precisa de 6 teclas shift?




R.O.B (NES)

A Nintendo sempre foi uma empresa que prima pela busca da inovação, não é à toa que grande parte dos acessórios bizarros vem de seus videogames, e o NES talvez seja o campeão nesse quesito.
Como nos anos 80 a empresa do encanador bigodudo reinava absoluta, ela achava que poderia lançar qualquer porcaria que todos os nitendistas malucos iriam comprar, não importando qual idiota ou inútil o produto podia parecer (mais ou menos o que o Apple faz hoje em dia). Pois bem, nessa onda surgiu este que é um dos produtos mais sem noção já criados por uma empresa de videogames.


R.O.B era um robô que ligado ao seu NES jogaria junto com você, era como se fosse um player 2 para todas as horas. Sim, você não precisaria mais daquele seu amigo gordinho e remelento enchendo seu controle de gordura de cheetos para poder jogar aquela boa partida multiplayer, agora você tinha a porra de um robô para fazer esse papel, mais maneiro que isso só se ele tivesse a forma de um T800.

Mas como todos os itens dessa lista, este também não funcionava como deveria.

Para começar, só existiam dois jogos compatíveis com ele, e nenhum deles bom. A diversão de se jogar com o robozinho logo era substituída por frustração, pois para poder funcionar ele recebia sinais luminosos da tela da televisão que eram captadas em seus olhos para assim movimentar um pião utilizado para apertar os botões do controle, o que era extremamente barulhento e impreciso. R.O.B por muitas vezes não captava o sinal corretamente, te deixando na mão (o jogo tinha tempo para terminar) e quando captava ele era tão lento que você poderia largar seu controle e apertar o botão do segundo jogador antes que o mesmo o fizesse, ou seja, ele era apenas um brinquedo caro e inútil.

Responda-me, para que uma pessoa que tenha no mínimo um amigo precisaria desse robô? Contanto que seu amigo fosse o moleque gordinho com dedos engordurados do começo do texto você não tinha vantagem nenhuma em utilizar o R.O.B, o que o torna um grande fail.


Recentemente a Nintendo resolveu apostar forte na nostalgia com seus games, assim resolveram trazer o simpático irmão mais velho do Wall-E e do Jonny 5 de volta, mas não se preocupe, ele não voltou como um acessório e sim como um personagem dos jogos da empresa, R.O.B é um personagem jogável em Super Smash Bros Braw para Wii além de fazer várias participações especiais em alguns outros games da Big N.



Uma porrada de bugigangas (Wii)

Após ficar mais apagada que as concorrentes por duas gerações (N64 e Game Cube) a Nintendo finalmente volta à liderança com o Wii, que na época foi uma grande revolução por ser o primeiro videogame a trazer controles por sensor de movimentos que realmente funcionavam e jogos voltados a um público que não estava acostumado a jogar videogames. Resultado, mesmo com o videogame mais fraco graficamente a Nintendo foi líder absoluta em vendas, deixando suas concorrentes brigando pelo segundo lugar.


Como a sra. N.  não era boba ela não podia perder a chance de lucrar novamente com produtos inúteis certo? Certo, só que dessa vez extrapolaram um pouco e realmente lançaram produtos que não fazem absolutamente nada, sério mesmo nadinha. Raquete de tênis, bastão de baseball, vara de pescar e vários outros itens que podem ser encaixados em seu Wii remote e que não modificam absolutamente nada a maneira de jogar.

Destes apenas a Wii Zapper (vulgo pistolinha) pode ser uma boa opção, pois o restante só tem uma utilidade, aumentar a chance de você acertar o controle em alguém ou alguma coisa por perto.


E aí curtiu? Não deixe de comentar e até a próxima!

See ya!
Comentarios Facebook
Comentarios Blogger

5 comentários:

Anônimo disse...

Haha, me rachei de rir com o cara do wii
Muito bom o blog

Anônimo disse...

Só tem bizarrices aí aheuaehauehau
Faltou falar da power glove, a luva do NES

Erik Gaspar disse...

Pretendo fazer uma parte 2 e colocar a power glove hahaha

Anônimo disse...

se vai botar a luva bota tb o mouse do mario paint para SNES

Erik Gaspar disse...

Orra esse eu não lembrava rsrsrs, pode deixar, valeu pela dica

Postar um comentário




 
imagem-logo
Top