Super poderes, super problemas, super soluções, a princípio uma equipe normal e comum de super-seres, fora o fato de serem muçulmanos e obterem seus poderes por intermédio de Alá. Pois é, os 99 são um grupo de heróis islâmicos criados pelo psicólogo Dr. Naif al-Mutawa, já sei você torceu o nariz e já está confabulando - Ah lá vêm mais uma histórinha de livro de cataquese, nada disso, aguarde e confie.
Okey antes de continuar preciso dizer que li até agora, enquanto escrevo, uma única revista da galerinha aí, e aliás um crossover com a LJA, SIM Liga da Justiça da AMÉRICA.
Okey antes de continuar preciso dizer que li até agora, enquanto escrevo, uma única revista da galerinha aí, e aliás um crossover com a LJA, SIM Liga da Justiça da AMÉRICA.
Não é de hoje que os 99 estão por aí, estreiaram em 2007 e desde então vem conquistando espaço na mídia, tanto que até o declarado e comprovadamente nerd Barack Obamis elogiou o trabalho como sendo a mais inovadora maneira de aproximar Islã e Tio Sam.
Goste ou não de quadrinhos
Mas afinal quem são esses tais de 99 ? Primeiro que não são exatamente 99, pois é proibido segundo o islã representar os 99 nomes/características de Alá (existe também a idéia de um centésimo nome, que é motivo de especulação e culto), cada integrante da equipe vêm de uma parte diferente do globo e possui uma Noor Stone ou a característica única de Alá, por exemplo Jabbar, o Poderoso, detentor da Noor Stone de mesmo nome, e assim por diante, seguindo os outros 98 nomes de Alá, podendo combinar estes poderes e ficarem mais fortes, entendeu ? combinar ? força ? união, viu só até já deu pra aprender um pouco sobre o Islã.
Certo, mas e aí ? tu falou, falou, cagou regra mas não disse, vale a pena ler ? Nada disso daria certo se a história for chata, se fosse julgar de forma criteriosa como faço com outros quadrinhos posso dizer que sim, não deixa nada a desejar do padrão americano, aliás no que diz respeito a traço é claramente o estilo americano até com alguns erros de anatomia inspirados no genial Rob Liefeld. Há tempos que não acompanho quadrinhos de heróis e provavelmente as histórias dos 99 não são exatamente pra mim, mesmo assim meu sentido nerd foi ativado com as referências da cultura e citações da religião que até onde entendi era o objetivo da hq, aproximar e promover o dialogo e entendimento entre culturas. Nesse link AQUI tem a primeira edição do crossover com a Liga, que encontrei neste outro site AQUI.
Curiosidade 1, a editora Teshkell Comic que iniciou as publicações dos The 99, desde 2005 possui uma parceira com a Marvel para publicar o conteúdo marvetico em lingua árabe. Curiosidade 2, detalhe para onanista pegar, o uniforme da Mulher Maravilha é um dos mais recatados ever, por motivos óbvios. Curiosidade 3, as capas do crossover que tanto comentei foram feitas pelo brasileiro Felipe Massafera o qual eu vou resistir ao trocadilho de dizer que é sim muito fera, ops!
LJA and The 99 by Felipe Massafera |
LJA and The 99 by Felipe Massafera |
LJA and The 99 by Felipe Massafera |
Quer mais? Confere aí em baixo o Dr. Naif indo até o TED comentar sua criação, tem até um trecho da animação feita pra tv inglesa.
Gostou ? comenta aí então pô !
[UPDATE]: Esse é meu feeling blogueiro agindo ao fazer um post sobre uma HQ da década passada e no dia seguinte/mesmo dia a própria DC censurar um herói muçulmano!
Mas Sharif é uma espécie de super-homem que apareceria na edição #712 de Superman com o mote de, ao tentar ajudar a população de Los Angeles percebe que as pessoas simplesmente não querem seus favores por mais desesperadas que estejam, diante desta situação Clark Kent precisa acalmar os ânimos e ajudar tanto Sharif quanto os mal agradecidos da cidade do anjos, mas será que ele consegue ? Legal né ? Achei bem promissor, infelizmente a alta cúpula da DC não pensa assim, mandou uma desculpa whatever e limou a história das bancas, preferindo publicar outra sobre o super-cão !? A história completa você pode ler lá no MDM confere lá.
Mas Sharif versão censurada. |
Mas Sharif no lápis original.