A minissérie em 10 capítulos conta a história de Brás de Oliva Domingos, um redator de obituários de um jornal de São Paulo que sonhava em viver a vida intensamente e em ser um escritor de sucesso como o pai. Cada capítulo descreve um momento crucial da vida de Brás. Momentos de reviravolta na sua história, onde as escolhas vão determinar o caminho a seguir: o sucesso ou a morte.
A narrativa não é cronólogica nem temporal, indo e voltando no tempo para mostrar a infância, a velhice e a maturidade de Brás de Oliva. Ela deixa o leitor à vontade para fazer sua própria interpretação da história.
As páginas da HQ são repletas de referências ao Brasil, não só por ser ambientada na nação verde-e-amarela. O próprio nome do protagonista - Brás - além de remeter ao nome do país, também tráz à lembrança um outro defunto autor: Brás Cubas, do memorável Machado de Assis. O sobrenome Oliva também é muito importante na composição da nacionalidade do personagem, pois além de ser a cor do exército brasileiro, também pode ser chamada de verde-amarelo.